Notícias

Nível dos rios cai e racionamento na Grande Vitória não é descartado

A Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) não descarta um novo racionamento de água na Grande Vitória. Com as chuvas abaixo do que era esperado para este verão, os rios Jucu e Santa Maria da Vitória estão em estado de alerta.

 

O rio Jucu está próximo da vazão considerada crítica e o Santa Maria da Vitória está abaixo dela, segundo dados da Agência Estadual de Recursos Hídrico (Agerh).

 

No mês de novembro de 2016 o índice dos dois rios chegou a atingir 23 mil litros por segundo, mas vem despencando nos últimos meses.

 

No Rio Jucu, a vazão, atualmente, é de 5,5 mil litros por segundo, a crítica é de 5,2 mil. Já o Rio Santa Maria da Vitória está com vazão de 2,6 mil litros por segundo, abaixo da crítica, que é de 3,8 mil.

 

Segundo a Cesan, entretanto, a captação nos dois mananciais ainda pode ser feita. No Rio Santa Maria da Vitória, a reserva de água na represa de Rio Bonito está dentro dos padrões desejáveis, por isso não há previsão de racionamento para os bairros atendidos pelo Rio Santa Maria da Vitória.

 

Já no Jucu, o abastecimento da população ainda não está comprometido, mas na barragem do manancial as pedras já estão expostas. Em nota, a Cesan “não descarta retornar com o rodízio no abastecimento de água”.

 

Em outubro de 2016, a Grande Vitória enfrentou um racionamento por conta do baixo nível dos dois rios  que abastecem a região. Na época, o rodízio funcionava da seguinte maneira: 416 bairros de Vitória, Vila VelhaSerraCariacicaViana e Fundão foram divididos em sete regiões. Cada uma ficava sem água por 24 horas, uma vez por semana.

 

Consumo humano
A Agerh destaca que, se o período de estiagem se prolongar, as vazões dos rios podem diminuir e comprometer o abastecimento.

 

“Por isso, é importante que o consumo racional de água seja um comportamento constante dos usuários”, informou, em nota.

O órgão também informou que o cenário de alerta continua e a captação de água para fins que não sejam o de abastecimento humano está proibida durante o dia, das 5h às 18h, em todo o estado.

 

Fonte:  g1.globo.com 

 

                             
Da Redação Multimídia

Departamento de Jornalismo (com informações:
 g1.globo.com 

 

 )
Kairós FM 

 voltar  |  topo  |  imprimir

 
Ao vivo Bom dia Kairós especial de sábado com Gilson Meirelles das 08:30 às 11:30
  • 1 . Henrique e Juliano - Aquela Pessoa
  • 2 . Bruno e Barreto - Cópia mal feita
  • 3 . Thiaguinho - Energia Surreal
  • 4 . Léo Magalhães - Oi
  • 5 . Paula Fernandes - Traidor
 

De onde você ouve a rádio Kairós?

Resultado Parcial