Notícias

Pai se forma em pedagogia com a filha após 30 anos sem estudar no ES

Aos 47 anos, único homem da turma e sem conhecer muito de tecnologia, Hélio José Trindade está prestes a realizar um sonho: concluir o curso de pedagogia. Para a alegria ser completa, ele vai se formar ao lado filha, Ruskáya Laysla Trindade Ribeiro, de 27.

Os dois começaram a estudar juntos em 2013, e a filha não se cabe de tanto orgulho do pai.

 

Hélio é o primeiro dos 11 irmãos a ter um curso superior e percorreu um longo caminho para chegar até aqui. Antes de entrar na faculdade, ele ficou quase 30 anos sem estudar.

"Eu tinha o Magistério e lecionei por 23 anos, mas quando precisou da graduação, em 2011, não pude mais ficar em sala de aula. Na época, fazer faculdade era caro. Trabalhei também como cuidador escolar e hoje sou síndico do prédio onde moro, em Vitória."

 

Pai e filha se formam juntos em 23 de março, dia da Colação de Grau, e Hélio se lembra da grande vontade dos dois antes de começar o curso.

 

"Eu sempre quis ser professor. Tive uma cunhada professora que foi o meu exemplo e aos 17 anos eu já comecei a dar aulas. Minha filha sempre gostou dessa parte também, mas de início eu tentei convencê-la a fazer uma coisa diferente de mim e da mãe dela, que também é professora, mas não teve jeito. Meu maior sonho agora é voltar para a sala de aula e me aposentar como professor", disse.

 

Início
A filha Ruskáya contou que ela e o pai começaram a fazer faculdade juntos em 2013, quando a mãe dela terminou a graduação, pois a família não tinha condições financeiras de pagar a mensalidade dos dois ao mesmo tempo.

"Eu e ele iniciamos o curso semipresencial juntos e na mesma sala na Faculdade Uniube, que tem uma parceria com a Universidade de Uberaba. Estudávamos um pouco em casa pelo computador e na sala de aula", contou a jovem

E não foi fácil concluir a graduação. "Pela idade dele, não sabia mexer em tecnologia. Foi uma parceria muito grande. Até nas questões financeiras. Sempre um estava ajudando o outro. E está sendo maravilhoso. É uma felicidade enorme. Era o sonho. Ele pensou em desistir várias vezes. Ele achava difícil por causa da tecnologia. Todo mundo apoiou ele. É um guerreiro, um vencedor."

 

Os colegas também admiram a dedicação de Hélio. "A turma toda é apaixonada pelo meu pai. Ele que alegra a sala. Todo mundo adora ele na sala de aula. É show de bola."

 

Paixão pela sala de aula


Filha de professores, Ruskáya desejava atuar na área, mas nem sempre os pais concordaram. "Cresci no ambiente escolar. Quando eu fui crescendo, meus pais foram colocando na minha cabeça fazer outros coisa, mas o meu sonho foi maior. Passei em um concurso em Cariacica para professor e estou aguardando ser chamada."

O sonho continua


Mesmo concluindo o curso de pedagogia, pai e filha não querem deixar de estudar. Os dois querem fazer uma pós-graduação em Educação Especial. "É uma das minhas paixões na área, pois já trabalhei com essa parte. Também pretendo conseguir um emprego e finalmente exercer meu sonho como deve ser", finalizou.

 

Fonte:  g1.globo.com

 


Da Redação Multimídia

Departamento de Jornalismo (com informações:
g1.globo.com )

Kairós FM 

 voltar  |  topo  |  imprimir

 
Programação não definida
  • 1 . Felipe Araújo & Henrique e Juliano - A mala é falsa
  • 2 . Péricles - Costumes iguais
  • 3 . Jorge e Mateus - Medida certa
  • 4 . Ciel Rodrigues - Mil vidas
  • 5 . Thiago Brado - Minha Essência
  • 6 . Ivete Sangalo - O doce
  • 7 . Wesley S. - Tá cronometrado
 

QUAL O HORÁRIO VOCÊ COSTUMA OUVIR A KAIRÓS?

Resultado Parcial