Notícias

Procissão de barco leva imagem de Nossa Senhora Aparecida a Baixo Guandu, ES

Uma procissão pelo Rio Doce levou a imagem de Nossa Senhora Aparecida de barco até a cidade de Baixo Guandu, no Noroeste do Espírito Santo, neste domingo (7).

 

Os barcos saíram do píer de Baixo Guandu e seguiram pelo Rio Doce com destino a Mascarenhas, onde encontrariam a imagem.

Para a pedagoga Joelma Dias, foi um momento para agradecer. “Está fazendo 30 dias que eu estive na UTI com um problema muito grave. Então, é uma maneira de eu agradecer e fazer parte dessa comitiva tão bonita, que é receber Nossa Senhora no município”, falou.

 

A santa, que saiu da cidade de Aparecida, em São Paulo, chegou pelas mãos do padre de Baixo Guandu e foi recebida com uma salva de palmas. A chegada da imagem ao estado também marca a celebração do ano mariano na igreja católica e relembra a história da santa, que há 300 anos foi encontrada por pescadores em um rio.

 

“É todo um gesto simbólico, lembrando 300 anos atrás, que ela foi achada, pescada dentro de um rio pelos pescadores”, disse o padre Luismar Passarelli.

 

De Mascarenhas, eles seguiram com a santa até o bairro Mauá, que faz divisa com o Espírito Santo e com Minas Gerais, o que corresponde a mais 8 km dentro do Rio Doce. Além do ato religioso, a procissão também chama a atenção para o Rio Doce, que foi atingido, em 2015, pela lama de rejeitos de minério.

 

“Nós sofremos esse ano, ano passado, com todos os restos que desceram pelo nosso Rio Doce. Então, queremos resgatar essa valorização do meio ambiente, do nosso Rio Doce. Então, a imagem traz essa esperança para nós, como um gesto de amor para o nosso povo”, falou o padre.

 

Alguns pescadores também participaram da procissão. “Viemos pedir à mãe que limpe esse rio, que ajude nessa limpeza. Nossa família é uma família de pescadores”, destacou a dona de casa Cacilda Fiorotti.

 

Pescador amador, Hilário Erdmann disse que, depois de um ano e meio, essa foi a primeira vez que voltou a colocar o barco nas águas do Rio Doce. “Vamos tentar ajudar no Rio Doce, para ver se recupera de novo, igual era, para podermos voltar às nossas atividades”, falou.

 

A procissão com a imagem de Nossa Senhora Aparecida pelo Rio Doce durou quase uma hora. Na ponte do bairro Mauá, eles foram recebidos por centenas de fiéis de aguardavam o momento.

 

Fonte:  g1.globo.com

 

                                    
Da Redação Multimídia

Departamento de Jornalismo (com informações: )
Kairós FM 

 voltar  |  topo  |  imprimir

 
Ao vivo Bom dia Kairós especial de sábado com Gilson Meirelles das 08:30 às 11:30
  • 1 . Henrique e Juliano - Aquela Pessoa
  • 2 . Bruno e Barreto - Cópia mal feita
  • 3 . Thiaguinho - Energia Surreal
  • 4 . Léo Magalhães - Oi
  • 5 . Paula Fernandes - Traidor
 

De onde você ouve a rádio Kairós?

Resultado Parcial